Sicredi UniEstados entrega a Erechim sua nova Sede Administrativa

02/08/2020

07:00:05 PM

ECONOMIA


Solenidade contou com a presença de representantes do Sistema Sicredi e autoridades dos três estados de sua área de atuação: RS, SC e MG

Uma solenidade marcada pela emoção, pela certeza da realização de um sonho e consolidação de um ideal coletivo. Assim foi a cerimônia de inauguração da nova Sede Administrativa da Sicredi UniEstados e das novas instalações das agências Erechim Praça Jayme Lago e Erechim Empresarial, realizada na noite de sexta-feira, 7 de fevereiro, em frente ao imponente prédio da esquina da Av. Sete de Setembro com Euclides da Cunha, defronte à Praça Prefeito Jayme Lago.

O evento contou com a presença de autoridades do Sistema Sicredi e dos três estados da área de atuação da Sicredi UniEstados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Entre elas o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt; deputado Paparico Bacchi, representando a presidência da Assembleia Legislativa do RS; presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani; vice-presidente Luis Carlos Caramori; representante da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense - AMAUC, prefeito de Ipira, Emerson Ari Reichert; representando os prefeitos dos municípios de Minas Gerais, prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes; Diretores Executivo e de Operações da Sicredi UniEstados, Elisandro Luis Marmentini e Jayme Célio Testolin; gerente da agência do Sicredi Praça Jayme Lago, Morgana Zin; gerente da agência Empresarial, Jeferson Warken; representando as entidades de classe de Erechim e região, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Erechim - ACCIE, Fábio Vendrúsculo; Vice- Presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Marcio Port; conselheiros de Administração e conselheiros Fiscais da Sicredi UniEstados; Secretário de Desenvolvimento Econômico de Erechim, Altemir Barp; gerentes da Superintendência Regional da Sicredi UniEstados; Delegados de Núcleos da Sicredi UniEstados; arquitetos responsáveis pela obra, Rodrigo Gamboa e Stela Poli; representantes das empresas responsáveis pela execução da obra Construtora Viero, Rocca Engenharia e Arquitetura e DA Arquitetura; colaboradores da Sede Administrativa, das agências Erechim Praça Jayme Lago e Empresarial; gerentes das agências do Sicredi do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais; representantes das Cooperativas do núcleo de cooperativismo do Alto Uruguai, entre outras autoridades e convidados.

IMPONÊNCIA DO PRÉDIO


Com uma estrutura moderna, confortável, inovadora, eficiente e sustentável, os novos espaços vão beneficiar associados e colaboradores. A Sede Administrativa e as novas agências são amplas e possuem toda a infraestrutura necessária para a realização das atividades da Cooperativa e dar todo o suporte aos colaboradores no dia a dia corporativo. São 4.030 metros quadrados de área construída em um terreno de cerca de 2 mil metros quadrados, totalizando um investimento superior a R$ 17 milhões.

A Sede conta com uma área construída de 3.091 m2, distribuídos em três andares, que abrigam as áreas de Gestão de Pessoas, Crédito, Comunicação e Marketing, Programas Sociais e de Relacionamento, Jurídico, Controles Internos, Administrativa Financeira, Processos e Projetos, Centro de Serviços Compartilhados, Desenvolvimento de Negócios, salas do Conselho de Administração, da Presidência e dos Diretores. Trabalham no local 140 colaboradores.

A nova Agência Empresarial tem uma área construída de 357 m2, onde estarão atuando oito colaboradores. Já a Agência Praça Jayme Lago tem uma área construída de 582 m2, com 22 colaboradores. Ambas foram projetadas para atender aos associados em espaços amplos, inovadores, modernos e acolhedores que refletem a causa cooperativista, de ser próximo, simples e ativo.

A fachada imponente do lindo e arrojado prédio chega para marcar a atuação da Sicredi UniEstados no município, mostrando o crescimento da instituição. Toda a obra foi projetada dentro dos parâmetros de sustentabilidade. Conta com paredes verdes com plantas vivas, possui sistema de climatização VRF, tecnologia que traz economia de energia, maior conforto ao usuário e facilidade de operação e manutenção, com renovação constante de ar visando melhor qualidade de vida e saúde das pessoas. O ambiente prevê condições favoráveis de acústica, com carpete e estofados abafadores de ruído, além de divisórias duplas para garantir privacidade e aumentar a produtividade. Os vidros do prédio são antirruído, que ainda protegem do frio e calor excessivos. Conta, ainda, com uma infraestrutura de TI moderna já preparada para futuras ampliações: mais pessoas com mais ambientes de trabalho.


Apresenta um padrão de acabamento moderno, onde as áreas foram pensadas para permitir que aconteça uma grande interação entre as pessoas, reuniões simultâneas e muita construção em conjunto, visando o pensar coletivo e onde as pessoas se sintam bem. Segundo o diretor de Operações, Jayme Testolin, apesar de todas as inovações, o trabalho das equipes é o mesmo, executado com simplicidade e respeito, com foco no que é importante para o associado e centrado nos valores do cooperativismo: ética e honestidade e atendimento sempre com um sorriso no rosto. De acordo com Jayme, o prédio mostra a grandeza e a força do cooperativismo.

A obra foi projetada pelos arquitetos Rodrigo Fonseca Gamboa e Estela Poli, da DA Arquitetura, e executada pela Construtora Viero e Rocca Engenharia.

FALTAVA A NOSSA CASA

O diretor executivo da Sicredi UniEstados, Elisandro Marmentini, em sua manifestação, destacou que a Sede Administrativa, que ficará no 2º, 3º e 4º andares, tem como missão apoiar e contribuir com as atividades dos colaboradores que atuam junto aos associados. Desejou sucesso aos funcionários que estarão trabalhando no dia a dia das agências e Sureg. “Que este local com seu conforto e comodidade possa contribuir com nossas atividades e que possamos entregar para as nossas 48 agências ainda mais qualidade e serviços de excelência, características que já fazem parte desta equipe. Aos colegas gerentes das agências que aqui estão representando nossos mais de 500 colaboradores, obrigado por tudo que vocês têm feito para o crescimento da UniEstados, dos associados, das comunidades e por ajudarem a construir esta grande Cooperativa de Crédito. Esta casa é de vocês, usem sempre que necessitarem, sintam-se bem aqui”, finalizou Elisandro.

Em seu pronunciamento, o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, relembrou um pouco a história da Cooperativa, fundada no dia 14 de abril de 1989, as dificuldades, incertezas e o caminho trilhado até hoje. Recordou o início com 70 colaboradores, 90 milhões de ativos, sete agências, 11 mil associados. “Todos se conheciam, até os associados se chamavam pelo nome. Uma bonita história, construída em parceria com a cooperativa de produção”, destacou. “Hoje contamos com 48 agências, 580 colaboradores, mais de 95 mil associados e mais de R$ 2 bilhões de ativos. Crescemos este ano mais de 29%, o que demostra a capacidade de superação de nossa equipe e parceria dos nossos associados, num ano de pouco crescimento da economia”.

Continuando, Parmeggiani afirmou que faltava alguma coisa. “Queríamos ter a nossa casa, o nosso espaço, para podermos mostrar aos nossos associados a grandeza da cooperativa, e numa decisão acertada do Conselho de Administração, em 2013, adquirimos este terreno, que hoje, com certeza, se torna referência para Erechim”, ressaltou.

Também fizeram uso da palavra na cerimônia a gerente da agência do Sicredi Erechim Praça Jayme Lago, Morgana Zin; o gerente da Agência Erechim Empresarial, Jeferson Mauro Varken; o presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, que falou em nome das entidades de classe de Erechim e região; o Diretor de Operações da Sicredi UniEstados, Jayme Celio Testolin; o Presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Fernando Dalagnese; o deputado estadual Paparico Bacchi, que no ato estava representando a presidência da Assembleia Legislativa do RS; e o prefeito de Erechim, Luis Francisco Schmidt. Todos foram unânimes em elogiar a iniciativa da Sicredi UniEstados em entregar à cidade uma obra desta magnitude.

Após a bênção realizada pelo Padre Giovani Momo e os descerramentos das fitas inaugurais à entrada de cada novo espaço, os mais de 600 convidados puderam conhecer as novas instalações e participaram de um coquetel de confraternização.

Compartilhe