Transformação Digital: 82,21% dos serviços públicos são acessados via site ou aplicativo

01/16/2024

02:28:30 PM

CIDADE


Erechim se transformou numa cidade mais inteligente, conectada, interativa e transparente, com a modernização e desburocratização da gestão pública


A Transformação Digital é um avanço tecnológico e exemplo de modernização da gestão pública da Prefeitura de Erechim, porque abrange todas as 12 secretarias municipais e envolve a mudança na cultura e nos métodos de trabalho, no comportamento dos servidores públicos, que tornaram os serviços públicos mais ágeis e eficientes à população. A iniciativa, que está na 4a Onda, é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, com ações integradas do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).

Cidade mais inteligente, conectada e sustentável

Com a Transformação Digital, Erechim se transformou numa cidade mais inteligente, conectada, interativa e transparente. Estamos desburocratizando os serviços públicos, atendendo a população de maneira mais ágil e eficiente. Esta modernização trouxe, também, economia de recursos públicos, por exemplo, entre 2021 e 2023 houve redução superior a 1 milhão de folhas de papel, contribuindo para gestão pública mais sustentável, consciente com o meio ambiente”, explica o prefeito de Erechim, Paulo Polis.

Estamos integrando sistemas, as informações das secretarias municipais, automatizando os processos internos, capacitando os servidores, aprimorando a gestão pública da prefeitura para os próximos anos, nas áreas da administração, saúde, cultura, assistência social, educação, meio ambiente, desenvolvimento econômico, planejamento, obras, gestão e governança, fazenda e agricultura”, ressalta o prefeito Polis.

Evolução dos processos

O vice-prefeito, Flavio Tirello, acrescenta que, em 2021, 71,57% dos processos eram abertos fisicamente, isto é, presencialmente, no setor de protocolo da prefeitura, e somente 28,43% digitalmente. “Em 2022, esta realidade começou a mudar, porque 58,72% dos processos foram digitais e 41,28% físicos. Em 2023, atingimos aquilo que buscávamos, 82,21% das solicitações, dos 369 tipos de processos municipais, foram feitas via site ou aplicativo e, somente, 17,79% de forma presencial. Erechim se tornou digital, a cada 10 processos abertos, hoje, 8 são realizados pelos meios digitais”, afirma o vice-prefeito, Flavio Tirello.

Saúde

Na área da saúde, a Transformação Digital implantou o sistema em nuvem, reduzindo o uso de papel nos encaminhamentos de consultas especializadas. Os pacientes não precisam mais comparecer na secretaria para agendar consultas especializadas, porque tudo é feito de forma eletrônica entre a secretaria e a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Cultura

Na Secretaria de Cultura, o município atualizou o Sistema da Biblioteca, os leitores não precisam mais de carteirinhas físicas para retirar os livros, e a reserva de livros pode ser feita pelo sistema.

Assistência Social

Na Assistência Social, a modernização dos serviços públicos disponibiliza aos migrantes, no site oficial do município, um PORTAL, na língua nativa, que pode ser inglês, francês ou espanhol, para solicitação de documentos e acompanhamento de vagas de trabalho no município.

Educação

Na área da educação, os estudantes têm acesso à robótica educativa, um sistema digital para matrículas e rematriculas e o aplicativo para consulta de notas, faltas e avisos dos alunos.

Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente foi a primeira a ser 100% digital em que todos os serviços e processos são realizados via sistema.

Desenvolvimento Econômico

Outra iniciativa foi a inauguração do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), espaço que visa desenvolver os ecossistemas de inovação e tecnologia e está estruturado em quatro pilares, Poder Público, iniciativa privada, academia (universidades e institutos) e entidades.

Planejamento

A implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pela Secretaria de Planejamento - Erechim é um dos primeiros municípios do Estado a fazer este processo - é essencial para segurança de todas as informações que a prefeitura utiliza e armazena, além disso, a LGPD preserva a privacidade de cada cidadão.

Fazenda

Outro avanço da Transformação Digital foi a implantação do IPTU Digital e o pagamento via PIX da Secretaria da Fazenda, este novo modelo trouxe bons resultados, reduziu custos e facilitou o pagamento.

Agricultura

Na agricultura, a Transformação Digital levou internet para 34 comunidades rurais, contemplando a quase totalidade da área rural do município, oportunizando tecnologia, acesso à cultura e conhecimento e, principalmente, bem-estar às famílias rurais.

Registro de Imóveis

O trabalho da prefeitura está interligado a outros órgãos públicos, que tem processos administrativos em comum, como, por exemplo, com o Registro de Imóveis, ambos precisam ter assinaturas eletrônicas que tenham validade nos dois órgãos. Neste caso, a inclusão digital facilita o trabalho da Secretaria de Obras, que tem processos muito complexos, principalmente, os que se referem a aprovação de projetos para a construção civil, parcelamento de solo, loteamentos e liberação de habite-se.

Gestão e Governança

A Secretária de Gestão e Governança coordena o Gabinete de Transformação Digital e o Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização. O comitê tem um representante de cada secretaria e realiza reuniões semanais para medir e avaliar a evolução da informatização dos serviços públicos, que crescem a cada mês.


Ascom PME


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